Há uma ponte que liga aquilo que vives no momento do sádhana e a tua vida.
Isto é o que te espera.
O
SwáSthya
Yôga
Yõga em sânscrito significa União, e é definido como qualquer metodologia estrictamente práctica que conduza ao samádhi - um estado hiperconsciência. Estima-se que surgiu há mais de 5000 anos na Índia, na Civilização Dravídica do Vale do Indo.
O SwáSthya Yôga é a sistematização do yôga mais antigo, que se encontra nas raízes do tronco do Yôga Pré-Clássico, o mais autêntico e primitivo. Foi sistematizado pelo professor DeRose há 60 anos.
Consiste numa prática completa dividida em 8 partes, com um momento de aquietamento interno, um momento de retribuição energética, vocalização de sons e ultrassons, respiratórios, técnicas de purificação interna, técnicas corporais, descontração e mentalização, atenção plena (vulgo mindfulness) e meditação.
É uma filosofia prática, aliada à filosofia teórica do Sámkhya e à filosofia comportamental do Tantra.
Uma abordagem naturalista…
O Sámkhya é o fundamento teórico do SwáSthya.
Resumidamente, esta filosofia é a tentativa do homem em compreender a sua existência através das leis naturais e a dissociação entre o que é mutável e o que permanece inalterável em todos os seres e em todos os processos da Natureza.
No Sámkhya, existem seis níveis e planos príncipais de evolução, e cada um manifesta o seu próprio estado de consciência. Nas minhas aulas, isto traduz-se numa abordagem natural, orgânica e não-mistica a todas as técnicas e ao seu impacto no teu corpo e na tua vivência, à medida que ela se expande através desses níveis, aumentando a tua consciência.
… através da liberdade e do prazer.
O Tantra é a estrutura comportamental do SwáSthya.
Com o passar dos séculos esta palavra tornou-se altamente distorcida do seu significado original. Tantra - ou Shakta - é uma filosofia matriarcal, sensorial e desrepressora.
De acordo com ela, o nosso corpo é a ferramenta mais valiosa para a evolução, e como tal deverá ser tratado com cuidado e respeito, e explorado nos seus recursos e potencialidades.
De uma forma prática, é uma filosofia que nos convida a vivenciar cada prática de yôga - e pela vida - com prazer, através da exploração e expansão dos sentidos, encarando cada desafio e situação como oportunidade para auto-conhecimento e evolução. Sempre com leveza, sempre explorando e expandindo a energia contida em nós.
As técnicas.
Ao longo de cada sádhana (prática de yôga), cada técnica aumenta um estado de atenção plena, concentração e auto-consciência. Com isso em mente, as nossas aulas práticas são compostas por uma compilação de:
Técnicas respiratórias, que providenciam uma reeducação respiratória e aumento de energia para as técnicas que a procedem.
Técnicas de purificação interna, que limpam, fortalecem e estimulam o nosso organismo internamente.
Técnicas corporais, que proporcionam mais força, flexibilidade, equilibrio e energia.
Técnicas de descontração e mentalização, que permitem o corpo assimilar toda a prática e reforçar um padrão emocional positivo.
Técnicas de concentração e meditação, cujo objectivo é de colocar toda a concentração num só objecto, para que a dispersão mental cesse e dê lugar a um estado de intuição linear e de expansão da consciência.
O objectivo.
O objectivo principal do Yôga é de nos conduzir ao samádhi um estado de hiperconsciência que proporciona um total auto-conhecimento e conhecimento do Universo.
O caminho do auto-conhecimento é feito através de uma revolução subtil. À medida que aprendemos a observar-nos e a ouvir o nosso sistema de orientação interno, paradigmas mudam, crenças são quebradas e a verdade tal como a conhecemos lentamente dá lugar a uma nova realidade, alinhada com a nossa verdade e o nosso ser mais íntimo.
As nossas aulas levam-nos por esta evolução progressiva através do prazer, satisfação, conforto e contentamento.
O yôga torna sutis as tuas estruturas internas à medida que a meditação te dá acesso à intuição, acelera a evolução e te conecta a um senso maior de união e individualidade.
O impacto.
O yôga é uma filosofia prática. Não é uma terapia. Não é um desporto. Não é algo que faças para te acalmares ou ficares mais equilibrado ou apenas para pessoas que já são fortes e flexíveis. No entanto, uma prática regular, constante e disciplinada, fornece-te tudo isso e muito mais.
A concentração, atenção plena e auto-consciência que treinas em cada aula naturalmente reeduca a tua mente para manter esses estados durante o resto do teu dia, tornando-te mais produtivo, mais consciente e focado.
Reeducando a tua respiração, a tua gestão emocional e de stress crescem exponencialmente, tal como a tua energia e vitalidade no teu dia-a-dia.
Ao estimular, fortalecer e limpar o teu corpo internamente estás a impregná-lo com mais saúde e vitalidade e a estimular o teu sistema imunitário.
A forma como fortaleces a tua mente e as tuas emoções ao conquistar força, flexibilidade e equilibrio é uma porta para utilizares esse mesmo poder sempre que precisares de encontrar essa força, flexibilidade e equilibrio dentro de ti em todos os outros aspectos da tua vida.
Ao aprenderes a relaxar, estás a permitir ao teu cérebro entrar num modo “reset”, reprogramando a tua mente e emoções para um mindset positivo, alinhado com os teus valores, o teu propósito e os teus objectivos.
Ao meditares, estás a treinar a tua mente para ser mais focada, num estado de presença total, que irá ter um impacto gigante na tua qualidade de vida, dando-te uma sensação de leveza e clareza mental.
Tudo isso, suportado pela estrutura comportamental das nossas aulas, providencia-nos uma total mudança e refortalecimento de um paradigma que nos ensina a estar mais consciente dos nossos sentidos, da nossa mente e emoções, a prestar atenção e questionar o que nos é dito, a retirar prazer e contentamento de tudo, mesmo das situações mais desafiantes, com liberdade de pensamentos e de ação, uma liberdade que, tal como todas as cosas fundamentais, parte sempre de dentro.