Desenvolvimento Pessoal e Autossuficiência

Desde bem pequeninos, passamos pelo menos 12 anos da nossa vida a aprender como fazer contas com números e letras, aprendemos gramática, conjunções verbais e outras linguas, o que é um ponto de fuga e como desenhar com um. Aprendemos como fazer verde de azul e amarelo, o que são zigotos, nomes de rios e países, a formação de placas tectónicas, a tabela periódica dos elementos, 10484 datas e eventos mundiais, o nome de todos os reis do nosso país, o que são lípidos, carbohidratos e proteínas, e muitas outras coisas, ocupando espaço perfeitamente bom e precioso no nosso cérebro, e cuja grande parte que nunca mais vai ser relevante na nossa vida.

No entanto, o que não aprendemos durante esse período, são as ferramentas práticas para desenvolver o nosso auto-conhecimento, o nosso sistema de orientação interno, gerando a um ser humano independente, realizado e bem sucedido (o que quer que essa palavra signifique para cada um de nós). Não me entendam mal, não há melhor professor para o nosso crescimento que a própria vida. Mas para que isso aconteça, precisamos de estar atentos.

Equipar-nos com algum conhecimento e ferramentas preciosas que nos ajudam a navegar pela vida de forma mais consciente, facilmente nos irá fazer assumir responsabilidade total pelas nossas escolhas e acções e a assumir a nossa própria individualidade, o que nos providenciará um poder imenso para estarmos sempre no comando das nossas vidas.

O meu papel aqui é fornecer-te essas ferramentas, acompanhar-te em cada passo do teu processo de uma maneira prática, substancial e sustentável.